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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Termos significativos teatrais para quem não sabe.




                                       TERMOS   TÉCNICOS
  DO   TEATRO.



ABRAÇADEIRA são peças de metal em vários modelos para fixação, ou conexão de elementos de um espetáculo. Utilizados na amarração de varas, cabo de aço e equipamentos cenográfico.
AÇÃO CÊNICA é tudo que acontece numa peça teatral, tudo o que os personagens fazem gera ação, é ação cênica.
AÇÃO DIRETA é o roteiro que obedece à ordem cronológica.
AÇÃO EXTERIOR é uma pose, ou gesto do ator visível para a platéia.
AÇÃO INTERIOR o pensamento vem primeiro que a ação e a fala. Primeiro o ator sente, depois expressa o sentimento pelo gesto e pela palavra. O ato de sentir é uma ação exterior.
ACESSÓRIO DE FIGURINO é todo objeto que compõe, que ajuda na montagem do figurino do personagem. Como chapéu, bolsa, mochila, livro, óculos etc.. O acessório de figurino não pode ser confundido com objeto cênico.
ACÚSTICA é a qualidade da sala de espetáculos no que diz respeito à transmissão do som.
ALÇAPÃO é uma abertura no chão do palco que dá para o porão (porta horizontal), utilizada para dissimular os olhos da platéia em meio a encenações de efeitos de aparição e desaparição de atores, ou objetos cênicos.
ANÍMICO é a alma do homem.
ANTAGONISTA é o segundo personagem principal, geralmente é o vilão, que contracena com o protagonista.
APARTE é um comentário feito por um personagem, supostamente não ouvido pelos demais que estão em cena. O aparte pode ser dado diretamente à platéia ou na forma de uma fala do personagem para si mesmo.
ARTES AUDIOVISUAIS é um gênero das Artes e nela se encontra o desenho animado, a novela, o cinema etc.. As Artes Audiovisuais se dividem em longa-metragem, média-metragem e curta-metragem.
ARTES CÊNICAS é um gênero das Artes e nela se encontra a pantomima, a mímica, a performance, o monólogo etc..
ARTES CIRCENSES é um gênero das Artes e nela se encontra a pirofagia, globo da morte, palhaços, mágico, acrobacia etc..
ARTES VISUAIS é um gênero das Artes e nela se encontra a pintura, modelagem, origami, artesanato, recorte etc..
ARTICULAÇÃO é a conexão que existente entre dois ou mais ossos, nos vertebrados. As articulações móveis estão revestidas de cartilagem e incluem bolsas de fluido lubrificante.
ARTICULAÇÃO FACIAL é a conexão entre os ossos da face.
ATO é cada parte de uma peça teatral. Essas partes são divididas igualmente, de acordo com tudo que acontece em um mesmo período, no mesmo dia, ou no mesmo ano. O objetivo do ato é a interrupção do espetáculo. As mudanças de atos são indicadas pelas entradas e saídas dos personagens, pela iluminação, pela mudança de cenário, ou mesmo pelo abrir e fechar da cortina etc.. Os atos também podem ser divididos em cenas, quadros, ou esquetes. A primeira referência à divisão de uma peça em atos foi feita por Horácio na “Arte Poética” de forma dramática.
ATOR é o profissional que possui faculdade de imitação, de expressão e em meio disso tem capacidade para criar, interpretar uma ação dramática, um personagem. Utilizando recursos vocais, corporais e emocionais para transmitir a platéia o conjunto de idéias e ações dramáticas propostas.
ÁUDIO é a parte sonora de um filme ou programa.
AUTO é um gênero teatral (tipo de peça) com teor religioso, ou profano. Sua origem advém de Portugal, em plena Idade Média.
BAMBOLINA é uma cortina curta de pano preto ou lona pintada, suspensa paralelamente à boca de cena. Impedem que o público veja o teto do palco e quando pintadas e recortadas, podem dar a impressão de copas de árvores, por exemplo.
BIFE é uma fala longa, dita por um único ator. O termo “Ter um bom bife” significa que o ator tem uma oportunidade de mostrar a grandiosidade de sua encenação, de sua interpretação. 
BOCA DE CENA é o meio do palco, localizado atrás do proscênio, abaixo da iluminação, onde ocorre a maior parte da ação dramática.
BURLESCO, ou Arte do burlesco se refere a um tipo de apresentação teatral que consiste em uma paródia ou sátira.
CACO é uma pequena improvisação verbal, feita pelo ator para dar um efeito cômico.
CAIXA é o conjunto, o coletivo de todas as dependências de um palco. Onde contém camarim, varanda, porão, coxia etc..
CAMARIM é o local da caixa com boa iluminação, onde os atores se preparam pra a apresentação do espetáculo; em meio à colocação do figurino, a feitoria da maquiagem etc..
CENA. Uma peça teatral é composta de cenas. Podemos dizer então que a palavra peça é o conjunto, o coletivo de cenas. Ressaltando que se uma peça teatral dura uma hora, então a cena tem uma duração inferior à uma hora. Podendo durar segundos a minutos. Uma peça teatral é dividida em atos e um ato é dividido em cenas.
CENA ABERTA é a encenação feita em local aberto como praças, ruas etc..
CENÁRIO auxilia na ilustrar da ação dramática. É o conjunto de elementos no palco, que representa o ambiente físico em que discorre a peça. Esses elementos podem ser feito de materiais diversos como madeira, tecido, isopor, ferro etc.. É colocado no fundo do palco, em suas laterais, ou espalhado pelo tablado. O cenário físico pode ser trocado pelo uso do ciclorama.
CÊNICO é relativo à cena.
CENOGRAFIA é a técnica de criar, projetar e dirigir a execução de cenários para espetáculos.
CENÓGRAFO, ou CENARISTA é o profissional que cria, desenha, acompanha, orienta e executa todo o cenário do espetáculo.
CENOTÉCNICO é o profissional que confecciona, monta, executa e faz funcionar cenário e demais dispositivos cênicos para espetáculos.
CENÁRIO VIVO, QUADRO VIVO, ou CENÁRIO ANIMADO é o cenário composto por seres vivos, como plantas, animais e mesmo pessoas. No caso das pessoas, elas podem representar um objeto, outro ser vivo, ou não (pessoas formam uma árvore).
CICLORAMA é uma tela branca, situada no fundo do palco; o qual se projeta luz, imagem e filme.
CLIMA. No decorrer da representação de uma peça teatral, as personagens atuam expressando um sentimento: angústia, revolta, amor, etc., criando um clima ou atmosfera.
            CLIMA EMOCIONAL é uma sensação dada pelo ambiente. Existe, pois um clima de terror, um clima de alegria, de guerra, de aflição etc.. Para se dar esses climas psicológicos o diretor usa a luz. Costuma dizer que uma luz de lareira, de fogueira dá uma sensação de conforto, de paz, bem-estar e romantismo. O vermelho de uma lâmpada dá uma sensação de mistério, de coisa proibida, ou de luta. Assim, o verde passa a idéia de mistério; o azul, à noite e o romantismo; o rosa, a alegria e beleza etc.. O diretor ao iluminar a cena, procura transmitir ao público várias sensações diferentes. Para se dar cores diferentes, usam-se a gelatina colorida, ou papel celofane.
CLÍMAX é o ponto culminante do conflito, da ação dramática.
COMÉDIA é um gênero teatral (tipo de peça) que tem como o objetivo o riso com caráter cerebral, intelectual, que faz pensar.
COMEDIÓGRAFO é um autor de comédia. Poeta cômico.
CONCENTRAÇÃO é a habilidade de manter fixado num ponto (imagem, objeto, pessoa ou tema.) sem desviar a atenção.
CONFIENTE é o personagem que serve de recurso dramático para a revelação ao público dos sentimentos ou da subjetividade intima da protagonista ou outra personagem de maior importância.
CONFLITO é a problemática entre os personagens, que podem ser de amor, ódio, simpatia, desprezo etc.. O conflito pode, ou não ser resolvido. Há personagens que entram em conflito consigo mesmo (hesitam em duas possibilidades e não sabe qual tomar).
CONFLITO DRAMÁTICO é a marca da ação e das forças opostas do drama. Há conflito toda vez que duas ou várias personagens tem atitudes, ideias ou visão do mundo opostas: Amor/ódio, Opressor/Oprimido etc..
CONTADORES DE ESTÓRIAS são atores que utilizam dos recursos de voz, técnicas corporais e dramáticas para narrar uma estória. Esse ator pode ser um personagem, vários personagens, ou apenas o mero narrador da estória contada.
CONTINUIDADE é algo sem interrupção.
CONSTRUÇÃO. Na construção de uma peça, a primeira tarefa do ator é a construção do personagem que deverá interpretar. Para construir o personagem, o ator deve estudá-lo quanto à personalidade, ao físico, a posição social, etc. e para isso se faz geralmente uma biografia da mesma, ou um estudo de campo.
CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA. Mostra a sucessão dos acontecimentos rapidamente e sem interrupção. Com isso a peça é animada por um dinamismo interno, fascinando o espectador, atraindo-o pela ação.
CONTRACENAR quer dizer fazer uma cena, uma encenação com outro ator, ou não.
CONTRA-REGRA é o profissional quebra galho. Ele ajuda nos cenários, objetos cênicos, distribui horários e informes, auxilia na movimentação dos maquinismos cênicos, indica as entradas e saídas dos atores etc..
CORISTA é cada um dos membros dos coros. Vedete de teatro de revista.
CORO é um grupo de pessoas que cantam em conjunto. As obras compostas para coro são chamadas música coral e frequentemente fazem parte de óperas, oratórios e cantatas. No teatro clássico, conjunto harmônico dos atores que como representantes do povo junto aos personagens principais, declamando e cantando, narra à ação, comentam-na e freqüentemente nela intervém com ponderações e conselhos.
COXIA é o espaço do palco à direita e à esquerda, fora da visão da platéia onde o ator aguarda o momento de entrar em cena.
DANÇA é um gênero das Artes e é dividida em estilos como ballet, valsa, tango etc..
DEIXA é qualquer indicação visual ou sonora que permite ao ator identificar o momento de entrar, falar ou agir em cena.
DESFECHO é um remate, desenlace, conclusão de uma obra literária, teatral, cinematográfica.
DIAFRAGMA é o músculo que se encontra abaixo do pulmão; o qual o faz movimentar para cima e para baixo. Ele é de grande importante para a nossa respiração.
DIÁLOGO é uma conversa entre duas, ou mais pessoas. Pode-se também dialogar sozinho, com um animal, objeto, ou mesmo ao vento.
DICÇÃO é a articulação, é a pronuncia das palavras de forma correta; de forma que seja entendida por quem a ouve.
DIRETOR é aquele que dirige algo. Em relação às Artes é o profissional que determina as linhas de interpretação dos atores e planeja a ação cênica, coordenando-a com os cenários, os figurinos, a luz, os efeitos sonoros, a música, a dança e outros elementos.
DRAMA. 1. refere-se a um texto teatral e por isso, falamos dele como literatura dramática. 2. é um gênero teatral (tipo de peça) que está entre a tragédia e a comédia, na qual o herói pode sair vitorioso em vez de morrer. Episódio comovente.
            DRAMALHÃO é uma peça ou filme medíocre e cheio de lances trágicos.
DRAMÁTICO é relativo a drama. Que representa dramas. Comovente, dramaticidade.
DRAMATIZAR é dar a forma de drama. Tornar ou procurar tornar dramático.
DRAMATURGIA é Arte dramática. Teatro. Arte e técnica de compor peças teatrais.
DRAMATURGO é o profissional que escreve peças teatrais, teatrólogo.
ELNOCENOLOGIA é o estudo, das diferentes culturas. O termo "etnocenologia" está apresentado no Manifesto de criação do 'Centre International d’Ethnocénologie', datado de 9 de fevereiro de 1995, como o aspecto global das manifestações expressivas humanas entre outras.
ELENCO é o conjunto, o coletivo de atores.
            EMPATIA é a tendência para sentir o que sentiria, se estivesse em situação vivida pelo personagem em cena.
            ENCARNAR quer dizer dar vida a um papel, a um personagem.
ENCENAR quer dizer representar, realizar uma ação com o fim de iludir; simular, fingir.
ENREDO, ou trama, ou intriga, ou o esqueleto da narrativa, é aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. É o encadeado de ações executadas ou a executar pelaspersonagens numa ficção, a fim de criar sentido ou emoção no espectador.
ENTREMEZ é uma b
reve composição dramática de gênero. burlesco.
ESPAÇO CENOGRÁFICO é o espaço que engloba o espaço cênico e o dos espectadores; define-se pela relação entre os dois e pela maneira como a sala (a platéia) percebe a cena e esta se manifesta ao público.
ESPAÇO DRAMÁTICO. O mobiliário, as luzes e as próprias palavras dos personagens convertem o espaço cênico no espaço dramático. Seja ele um campo de batalha, ou um parque etc.. Podemos assistir Hamlet no teatro Goiânia Ouro, mas o espaço dramático onde a peça é desenvolvida é na Dinamarca, na Europa, no século XIII aproximadamente.
ESPETÁCULO é tudo aquilo que atrai o olhar, atenção.
ESPONTANEIDADE é  algo que se faz por si mesmo, sem elementos ensaiados ou estudados. É natural.
ESPAÇO CÊNICO é o local onde se realizará a encenação, podendo ele ser aberto, ou não.
ESQUETE, ou SKETCH é uma cena de caráter cômico, de curta duração. Geralmente parte de um ato de variedades ou de revista musical.
ESTEREÓTICO é fixo, inalterável. Copiar um personagem segundo um modelo padrão de comportamento.
EXPRESSÃO CORPORAL é a capacidade de expressar emoções com o corpo.
EXPRESSÃO FACIAL é a forma mais básica e mais comum de expressão de emoções, fisiologistas estimaram que o rosto humano seria capaz de gerar.
EXPRESSÃO GESTUAL é a capacidade de expressar emoções com gestos.
EXPRESSÃO VOCAL é a capacidade de expressar emoções com voz.
FALA é o conjunto, o coletivo de palavras que forma sentido, em que o ator tem que dizer no seu papel.
FARSA é um gênero teatral (tipo de peça) que tem como o objetivo o riso de forma direta, largo, imediato, exagerado (palhaços de circo).
F.E.T.E.G. é uma sigla e quer dizer Federação de Teatro do Estado de Goiás.
FIGURANTE, FIGURAÇÃO, ou COMPARSA é o ator neutro, secundário, que faz parte de multidões.
FIGURINISTA é o profissional que tem conhecimento de desenho, moda, estilo e costura; o qual cria, orienta e acompanha a confecção dos figurinos dos personagens de um espetáculo.
FIGURINO é o conjunto de roupa, peruca, sapato e acessórios que compõe um personagem; o qual identifica a época e o local da ação.
FINGIR é simular para enganar; fantasiar, inventar. Dar-se ares de, aparentar, querer passar (pelo que não é).
FOLHETIM é uma narrativa seriada dentro dos gêneros prosa de ficção e romance. Possui duas características essencias: quanto ao formato, é publicada de forma parcial e sequenciada em periódicos (jornais e revistas); quanto ao conteúdo, apresenta narrativa ágil, profusão de eventos e ganchos intencionalmente voltados para prender a atenção do leitor.
GAMBIARRA é a fileira de luz, suspensa no alto, que iluminam a cena de cima pra baixo.
GÊNERO TEATRAL e tipos de peça são a mesma coisa, que se refere a que estilo de peça é. Se é drama, comédia, farsa etc..
GÉSTICA é a ciência que estuda o gesto.
GESTO é a forma do ser humano se expressar através das mãos e do corpo e nesse  movimento se expressa um significado.
GESTUALIDADE CORPORAL é uma linguagem em que todo movimento do corpo humano é um signo.
HUMORISTA é um ator que se apresenta geralmente em pé, sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede.
ILUMINAÇÃO é toda luz, é todo o efeito de luz de um espetáculo.
ILUMINADOR é o profissional que cria efeitos de luz, cuidando de toda a iluminação do espetáculo.
IMAGINAÇÃO DRAMÁTICA é a capacidade de perceber as possibilidades imaginativas, compreender as relações entre dois conceitos e captar a força dinâmica entre eles.
IMITAÇÃO é a representação que consiste na reprodução exata de uma pessoa, de um animal ou de uma ação.
IMPROVISAÇÃO DRAMÁTICA é criar na hora, gestos, marcação e tipos de vozes, em cima de um texto dramático.
IMPROVISAÇÃO ESPONTÂNEA é criar na hora, sem ter sido ensaiado antes. De forma natural.
IMPROVISO é inventar, criar algo na hora. É ter uma resposta espontânea ao inesperado.
INTERPRETAÇÃO é o jogo do ator em cena a partir do texto criado pelo dramaturgo.
ITINERANTES são pessoas que viajam. Andarilhos.
JOGO DRAMÁTICO é um jogo que possa ser utilizado no Teatro partindo de textos teatrais.
JOGO TEATRAL é qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no Teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
LABORATÓRIO DRAMÁTICO é o conjunto de práticas que o ator deve desencadear para aprimorar seu desempenho e aprofundar no entendimento do seu papel e do texto a ser encenado.
LEITURA BRANCA é a leitura de um texto sem emoção e sem sentimentos.
LEITURA DRAMATICA é a leitura de um texto com emoção e sentimento. Nessa leitura o personagem ganha vida na voz do ator. É um dos primeiros passos na construção do personagem.
MAMULENGO é a representação teatral de bonecos, por ocasião de festas, no nordeste brasileiro.
MAQUIADOR é o profissional que faz a maquiagem. E em se tratando de espetáculos, a maquiagem ajuda a caracterizar o ator de acordo com o personagem, em relação a sua época e espaço temporal. Em sua prática inclui a colocação de peruca, hematomas, verrugas, cicatrizes, pelos etc..
MAQUIAGEM é uma ação de maquiar, de forma a modificar o real.
MAQUIAGEM ARTÍSTICA é a representação do objeto, animal, ou planta como ele é.
MAQUIAGEM TEATRAL é abstrata, ou seja, não se representa o objeto, animal, ou planta como ele é. Se expressa apenas o sentimento que este passa.
MAQUIAGEM DE CARACTERIZAÇÃO está voltada a caracterizar alguma coisa ou um personagem perante a sua idade cronológica e estado físico (velho, novo, machucado etc.).
MAQUILAGEM é restaura a cor e a forma do rosto sob a luz forte dos refletores.
MAQUINARIA é toda a estrutura dos maquinismos cênicos (abraçadeiras, alçapão, varas etc.) de um palco.
MAQUINISTA é o profissional que cuida das abraçadeiras e de todo o maquinismo de um espetáculo.
MARCAÇÃO é marcar todo o deslocamento do ator no tablado, como também a tonicidade em determinadas palavras e a pausa entre suas frases.
MÁSCARA é o objeto que representa o rosto humano, ou animal. No Teatro é utilizado para cobrir o rosto, ou parte dele para a caracterização de personagem.
MEMÓRIA EMOTIVA é a lembrança passada, alegre ou triste que leva à ação interior.
MIMESE é imitação.
MEDITAÇÃO acalma a mente, provoca relaxamento, buscando o autocontrole e o controle das relações com o ambiente. Proporcionando sensibilidade, inspiração e criatividade junto com nitidez de percepções.
MELODRAMA é um gênero teatral (tipo de peça) onde o conflito é menos intenso e o elemento mais importante é o suspense.  Pode haver morte, mas não com características da tragédia. O protagonista pode superar a força, mas não o faz por diversos motivos.
MERDA no ambiente teatral quer dizer “boa sorte”.
MÍMICA. Tem função paraverbal de uma ação (correr, beber água, tomar banho).
MÍMICO é o profissional que utiliza movimentos corporais para se comunicar, sem o uso da fala.
MONÓLOGO, ou MONODRAMA é uma encenação teatral com um só ator. Este poderá interpretar um único personagem, ou vários ao mesmo tempo.
MONTAGEM CÊNICA é a atividade dramática na quais as sequências da ação são organizadas em uma sucessão de momentos. O termo montagem teve origem no cinema e é usado no Teatro desde a década de 30.
MUSICA é um gênero das Artes e nela se encontra a banda, a fanfarra, o coral etc..
MUSICAL é um gênero teatral (tipo de peça) que envolve o canto e a dança no espaço cênico.
NARRADOR é a entidade que conta uma estória, ou história.
OBJETO CÊNICO é todo objeto colocado no tablado para a encenação do ator. Como mesa, cadeira, armário, cama, vaso, guarda-roupa, baú etc. O objeto cênico já pode estar no palco, pode ser trazido pelo ator, ou mesmo descido pelo cabo de aço.
PALCO é a parte da caixa, onde ocorre a ação dramática. Nos teatros o palco é revestido de madeira e ser fixos, giratórios ou transportáveis.
PANTOMIMA não se limita apenas a uma ação, ela conta uma história, também por meio de gestos.
PAPEL é cada um dos personagens representados pelo ator.
PEÇA TEATRAL é dividia em atos e esses em cenas.
PERCUSSÃO CORPORAL é produzir sons com timbres corporais, é batucar no próprio corpo, é transmitir sons vindo do corpo.
PERFORMANCE é uma modalidade das Artes Visuais, que se mistura com as demais Artes. Ela possui um "roteiro" previamente definido, e sua execusão geralmente é para fazer algum protesto.
PERFORMANCE TEATRAL. Através do Teatro se fará geralmente de forma gestual, um protesto, um comunicado, a favor, ou contra algo.
PERFORMISTA é o profissional que trabalha e executa performances.
PERNAS são cortinas estreitas colocadas de cada lado do palco, paralelamente à boca de cena.
PERSONAGEM é cada um dos papéis que figuram no texto teatral e que devem ser encarnados pelo ator.
PLANO ALTO é todo movimento de corpo que o ator faz em pé, com a coluna reta.
PLANO BAIXO é todo movimento de corpo que o ator faz no chão. Uma mão no chão já indica que esse ator está no plano baixo.
PLANO MÉDIO é todo movimento de corpo que o ator faz em pé, com a coluna inclinada para a direita, para a esquerda, pra frente, ou para trás.
PLATEIA, ou AUDITÓRIO é o local destinado a receber o público, que se acomodam em poltronas, cadeiras, bancos ou arquibancadas.
POÇO é um local à frente do palco, a nível inferior, onde se localizam os músicos.
POESIA ENCENADA são poemas e poesias interpretados de forma dramática por um ator.
PONTA é um pequeno papel, geralmente sem qualquer fala.
PRODUTOR é o profissional que atua na área empresarial. É o captador de recursos para um projeto por ele elaborado ou empresa que o contratou. Ele está envolvido no projeto desde a concepção até a sua finalização. É ele quem inicia, coordena, supervisiona e controla assuntos como a arrecadação de fundos e contratação de mão-de-obra. É basicamente a parte concreta em que se apóia a criação.
PROJEÇÃO VOCAL, ou IMPOSTAÇÃO. Quer dizer falar alto. Projetar a voz, jogar a voz o mais longe possível.
PROTAGONISTA é o ator principal.
PROSCÊNIO está situado entre a boca de cena e o poço da orquestra. É à frente, a ponta do palco que vai para a platéia. 
QUADRO é a divisão de um ato, com mudanças de cenário.
QUADRO DE LUZ é a mesa de controle que permite acender ou apagar os refletores, variar sua intensidade e ligar simultaneamente a luz de diversos aparelhos.
QUARTA PAREDE é uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, através da qual a platéia assiste passível a ação do mundo encenado.
QUEBRE A PERNA quer dizer boa sorte, que você tenha uma ótima apresentação.
RÁDIONOVELA é uma narrativa de folhetim sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio.
REFLETIR é pensar, sentir, perceber o que se passa em nossa intimidade mental.
REFLETOR é um aparelho que serve para refletir a luz, o calor, as ondas.
RELAXAMENTO é um momento em o corpo se quieta, ocorrendo aí um estado de esvaziamento em que nos conscientizamos das nossas emoções e pensamentos.
REPRESENTAÇÃO TEATRAL é uma interpretação de uma estória através de atores de forma dramática.
REPRESENTAR é desempenhar papel em cena.
RESPIRAÇÃO é o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou pela pele para se processarem as trocas gasosas ao nível dos pulmões.
RIBALTA é a fileira de luzes que ilumina a cena de baixo para cima.
RITMO é a frequencia de repetição de algum fenômeno. Esse termo é usual também para referir-se à variação da frequência de repetição desse fenômeno no tempo, notadamente os sons.
RITMO DO JOGO CÊNICO é o ritmo em que se desenvolve todo o espetáculo segundo um tempo fixado por sua encenação.
RITMO DO TEXTO DRAMÁTICO é a colocação dos acentos sobre determinadas sílabas para que o discurso adquira uma cadência e um ritmo poético.
ROTEIRO é a sequência que descreve um espetáculo cênico, ou cinematográfico; o qual contém texto, ação, cena, marcação, sonoplastia, cenografia.
SARRAFO é um pedaço de madeira (ripa) estreito e comprido. Tem de largura entre 5 e 20 centímetros e espessura entre 0,5 e 2,5 centímetros.
S.A.T.E.D. é uma sigla que quer dizer Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões.
SÁTIRA é uma composição poética que visa censurar ou ridicularizar defeitos ou vícios. Escrito picante, maldizente ou crítico.
SATÍRICO é uma peça de assuntos humorísticos que foram representadas após as tragédias gregas.
SEMATOLOGIA é a linguagem dos sinais. A ciência que estuda todo os sistemas de símbolos e signos. Dentro da classe da sematologia estão a linguagem de sinais e a mímica.
SEMIOLOGIA TEATRAL é o estudo dos símbolos, dos signos presentes em uma encenação teatral.
SER ORGÂNICO quer dizer sentir ser aquilo, ou aquele que representa.
SIGNO é um elemento que representa algo em um meio.
SINCRONICIDADE são acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Sincronicidade é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa.
SINOPSE é um resumo de algo.
SITUAÇÃO é um momento do drama ou narração que provoca ou excita o interesse. Circunstância à qual alguém está ligado.
SINOPSE é um resumo, uma síntese que mostra apenas os momentos principais do enredo.
SITUAÇÃO é o momento que provoca o interesse da platéia.
SOM é um barulho, é um áudio, um timbre.
SONOPLASTA é o profissional que cuida de todo som de um espetáculo.
SONOPLASTIA, ou TRILHA SONORA é a sequência de sons vocais, instrumentais, ou ruídos que fazem parte de um espetáculo.
SUBTEXTO é a intenção, a ideia, o sentimento nas entrelinhas da fala do personagem; o qual faz o ator dá significado à sua interpretação.
TABLADO é o nome dado ao palco do teatro por ser revestido de madeira, de tábua.
TEATRO dependendo do contesto a palavra “teatro” pode ter dois significados. Na frase: “Eu fui a um teatro”. Quer dizer o prédio a construção que se chama teatro. Agora na frase: “Eu fiz um teatro na escola”. Quer dizer que você fez uma encenação teatral.
TEATRO COM PALCO CIRCUNDANTE é um teatro ao contrário do teatro de arena. Pois ele tem um espaço perimetral circular que envolve o público localizado no centro e visibilidade completa de 360 graus.
TEATRO DE ANIMAÇÃO é Teatro com seres que não tem vida, seres inanimados, que em meio ao Teatro serão reanimados, ganharão vida. Dentro do Teatro de Animação estão o Teatro de bonecos (marionete etc.), o Teatro de fantoches (de mão, de dedo, de vara etc.) e o Teatro de sombra.
TEATRO DE ARENA é um teatro coberto, ou não, com o palco abaixo da platéia que o envolve totalmente.
TEATRO ELISABETANO é um teatro com palco em formato de “T”; ou seja; com um palco retangular com uma grande ampliação do proscênio (retangular ou circular).
TEATRO ESPAÇO MULTIPLO é um espaço coberto que se adapta a diferentes disposições de palco e público.
TEATRO ITALIANO é um teatro com tablado retangular fechado nos três lados, com uma quarta parede visível ao público.
TEMPO DRAMÁTICO. A duração do tempo de uma peça teatral que é de uma hora, é diferente do tempo dramático de uma peça teatral pode ser de uma semana, três meses, dez anos etc.. Para indicar o tempo dramático podemos apagar as luzes, fechar a cortina, mudar a luz, cenários e figurinos.
TEXTO DRAMÁTICO, ou TEXTO TEATRAL é um texto que se apresenta através de diálogos, precedida do nome do personagem.
TIMBRE é a característica sonora que nos permite distinguir os sons.
TIMBRE AGUDO é uma voz fina, geralmente encontrada nas crianças.
TIMBRE GRAVE é uma voz grossa, geralmente encontrado nos homens.
TIMBRE INSTRUMENTAL é o som dos instrumentos, dos objetos.
TIMBRE MÉDIO não é uma voz fina e nem grossa, está entre as duas e geralmente é encontrada nas mulheres.
TIMBRE VOCAL é o som da voz.
TIPO é um personagem que apresenta apenas um padrão de comportamento. Exemplo: avarento, fanfarrão, etc. quando esses traços são exarcebados, constituem personagens caricaturais.
TRAGÉDIA. 1.É um gênero teatral (tipo de peça) em que o herói luta com obstáculos que o superam (força social, força do mundo, força divina, destino etc.). 2. É a luta dos seres humanos contra a fatalidade, ou destinos adversos, a virtude e a nobreza dos sentimentos, o estoicismo, em face da morte, do luto, dos sacrifícios de vidas.
TRAGICOMÉDIA é um subgênero teatral que mistura comédia com tragédia.
TRAINEL é o cenário montado sobre armação de sarrafos.
TRAVESTI é um disfarce no trajar. Individuo que, geralmente em espetáculos teatrais, se traja com roupas do sexo oposto.
URDIMENTO grade de madeira, junto ao teto, onde faz o movimento de subida e decida de cenários.
VARANDA é a extensão das paredes da caixa, serve para amarrar e levantar cenários.
            VOCAL é voz.


            Letícia Luccheze.

  
  

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