De Desktop

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Nesta segunda-feira, 8 de agosto de 2011Agnaldo Timóteo Ganho uma homenagem especial em Caratinga




Grupo Movimento Amigos de Caratinga recebe o cantor para a inauguração de sua estátua, na Praça Getúlio Vargas. Na programação, show especial do filho ilustre de Caratinga, que possui uma das vozes mais bonitas do Brasil

Tudo pronto para a festa de inauguração da estátua de Agnaldo Timóteo. Ontem de manhã, por volta de 8h30, o monumento já estava sendo colocado na praça feita para abrigá-lo, no antigo pirulito da Praça Getúlio Vargas. O ápice da festividade será o show do cantor, em palco que será montado próximo ao prédio do Cine Brasil.
O grupo Movimento Amigos de Caratinga (MAC) espera grande público na festa, “pelo fato de Agnaldo ser muito querido e por saber que a maior característica de Caratinga é o calor humano de sua gente”, afirma a escritora Marilene Godinho, uma das idealizadoras da homenagem e do MAC.
Marilene explica que a festa será bonita e alegre, ressaltando que “o mais importante será a demonstração de carinho e reconhecimento pelo conterrâneo”. “Esmeramo-nos na preparação e na programação do evento por considerar os merecimentos de Agnaldo: sua história de vida, seu amor por sua terra, seu sucesso que eleva Caratinga aos píncaros das estrelas e, sobretudo, seu talento”, completa.
O processo de preparação desta homenagem começou há mais de um ano. Atrasos no feitio da estátua adiaram a festa de outubro de 2010 para agosto de 2011. Hoje, o grupo organizador sente-se orgulhoso de entregar à sociedade esta obra de arte e prestar tal homenagem ao cantor. “Eu e os elementos do MAC estamos felizes e com a sensação do dever cumprido, por termos podido concretizar o sonho de homenagear Agnaldo de forma tão eloquente e efetiva. Felizes, também, pela colaboração que recebemos dos empresários, do prefeito e de todos que, prontamente, atenderam as nossas solicitações”, comenta Marilene Godinho.
O presidente do grupo MAC, Humberto Luiz Salustiano confirma a alegria da conclusão deste projeto e convida todos os caratinguenses para este momento histórico. “É com prazer imenso que a comunidade de Caratinga, e por extensão de toda Minas Gerais, presta ao nosso cantor maior, Agnaldo Timóteo, esta singela homenagem. Todos nós, mineiros, caratinguenses e brasileiros temos em Agnaldo a expressão maior do canto, da música, do lirismo. Assim, é com satisfação imensurável que a Cidade das Palmeiras homenageia um de seus filhos ilustres, o nosso sempre querido Agnaldo Timóteo”. E Marilene Godinho completa, “Agnaldo é do povo, então é justo que esse mesmo povo compartilhe com ele a alegria de receber a gratidão e o aplauso de sua terra”.
Este contentamento também é expresso pelo homenageado. “Estou felicíssimo! Meu coração não cabe dentro do peito. Este é um sonho que eu nunca ousei sonhar!”, conta Agnaldo Timóteo. Ele espera que a festa de amanhã seja muito boa, “considerando as pessoas que estão organizando e pelo carinho de meu povo”. E reitera o convite para os caratinguenses participarem da inauguração do monumento. “O que mais espero, além da estátua, que representa tanta grandeza, é a presença de meus conterrâneos que ocupam um lugar imenso dentro de mim. E é para o meu povo que vou cantar com toda alma. Farei um show caprichado. Estou levando dois instrumentistas para me acompanhar. Quero que seja o espetáculo mais importante de minha vida!”.
A principal atração da noite de amanhã será o show de Agnaldo Timóteo, marcada para o fim da festividade, que acontece a partir das 19h, com caminhada, ao som da Banda Santa Cecília, com a presença do cantor, dos membros do MAC e de autoridades, do Vind’s Hotel para a Praça Getúlio Vargas. “Não será uma programação muito vasta porque desejamos dar maior ênfase à inauguração da estátua – que por si só constitui um acontecimento inédito e importante – e ao show do ilustre cantor que vai nos presentear com canções embelezadas por sua voz maravilhosa, considerada a mais bonita do Brasil!”, destaca Marilene Godinho.
A programação ainda inclui apresentação do coral de crianças das escolas onde Agnaldo estudou em Caratinga, cantando músicas do cantor, uma homenagem do cartunista Edra, com um presente contendo caricaturas de Agnaldo Timóteo feitas por vários cartunistas de renome internacional, e o lançamento da Revista Uai, na Casa Ziraldo de Cultura.

Fechamento do trânsito
Para a montagem do palco, será necessário o fechamento do trânsito entre a Praça Getúlio Vargas e a esquina da Avenida Olegário Maciel e a Travessa Santos Mestre. De acordo com o capitão Luiz Marinho, da Polícia Militar, a partir das 14h de amanhã os veículos não poderão mais circular nesse trecho. Quem vier da Olegário Maciel, vindo do bairro Esplanada deverá passar pela Ladeira Maria Felício ou pela travessa, em direção à Rua Coronel Antônio da Silva (Rua Nova). Já da Rua Doutor José de Paula Maciel para a Raul Soares e Benedito Valadares, o trânsito estará livre.

Depoimentos
“Caratinga é uma cidade centenária e tem sido berço de pessoas ilustres na área de ciência, letras, empreendedores, escritores e artistas. Felizmente um grupo de caratinguenses reuniu-se e criou o Movimento Amigos de Caratinga e desse movimento surgiu a ideia de homenagear esses filhos ilustres. E assim, nesse dia 8 de agosto será inaugurada a estátua de Agnaldo Timóteo, cantor consagrado internacionalmente e que se imortalizará na sua terra, tendo a sua estátua em praça pública, também confeccionada por um artista caratinguense”

José Moisés Nacif Jr., vice-presidente do MAC

“Sentimo-nos felizes por esta justa homenagem ao grande artista Agnaldo Timóteo. Mais uma vez Caratinga revela seu carinho e amor por seus filhos. Estou orgulhosa por pertencer ao MAC e espero corresponder ao auspicioso convite. Parabéns, Caratinga”





Sandra Ramalho Oliveira, escritora, membro do MAC

“A homenagem ao Agnaldo Timóteo justifica-se pela sua trajetória de vida, seu triunfo artístico, ser filho de Caratinga e pelo seu amor a nossa terra”





Heloisa Chálabi Freitas, presidente do Lions Clube Caratinga Itaúna, membro do MAC

“Agnaldo foi meu colega na adolescência. Sempre lutador e insistente. Muitas vezes pude aplaudi-lo nas suas apresentações no “Grêmio Literário Miguel de Castro”. Jogamos futebol e corremos de bicicleta. Pena que a vida nos encaminhou para lados distintos. É merecedor de todas as homenagens, pelas suas qualidades, pela sua origem e sua vitória”

Monir Saigly, presidente da Academia Caratinguense de Letras, membro do MAC

“Amanhã, Caratinga prestará uma bonita homenagem a um de seus filhos ilustres. O seu artista maior. O cantor e compositor Agnaldo Timóteo. Uma homenagem mais do que merecida...
Agnaldo, por onde passa, seja em qualquer dos rincões desse nosso imenso Brasil, seja além de suas fronteiras, não se cansa de falar bem de Caratinga, da terra que o viu nascer e crescer, demonstrando todo o seu amor a essa cidade altaneira.
Agnaldo, agora, além de ganhar uma bela estátua na praça, colabora no surgimento de uma importante organização: O MAC. É que o Movimento Amigos de Caratinga, ao prestar-lhe essa justa homenagem, se fortaleceu a partir do encontro, da amizade e da união entre os seus membros, se preparando para assumir outras importantes e relevantes ações em prol de Caratinga e região.
Parabéns, Agnaldo Timóteo! Orgulho de todos nós, um dos pilares da boa música e, certamente, uma das melhores vozes do Brasil.
Parabéns MAC – Movimento Amigos de Caratinga”



Eugênio Maria Gomes, pró-reitor do Centro Universitário de Caratinga, membro do MAC



“Agnaldo Timóteo é o nosso porta-voz (e que voz, heim!?) que remete o ufanismo de todos nós, caratinguenses, aos quatro cantos do país. É a personificação do amor que nutrimos por Caratinga.
Saiu em busca do seu sonho e tornou-se um astro da música nacional. Enfrentando tabus e preconceitos, se mantém no sucesso há mais de 50 anos e coleciona uma legião de fãs em todo Brasil.
Admiro muito o artista Agnaldo Timóteo, de talento inquestionável, dono de uma das mais belas vozes do mundo, indubitavelmente, até mesmo para muito daqueles que não gostam do seu estilo musical.
Já o seu posicionamento político me renderia uma coleção de charges... kkkkkkkk.
De personalidade forte é franco ao expressar suas opiniões, o que faz dele uma pessoa polêmica. Mas carrega sempre um coração afável, afinal, os brutos também amam.
Como conterrâneo, não tem igual. Não esquece nunca a sua origem, mesmo não tendo, ao longo destes anos, o devido reconhecimento em sua terra natal. Agnaldo gosta de Caratinga por gostar, foram muitas e muitas vezes que passou por aqui, do nada, sem shows, sem homenagens, apenas para encontrar as mesmas coisas que deixou e rever os verdes campos do lugar, conversar com os seus contemporâneos, dar uma assistência à sua numerosa e humilde família ( com carinho especial dedicado ao saudoso irmão Paulo Timóteo), e admirar a pedra Itaúna, que faz sombra ao bairro Santa Zita e na casa onde morou dona Catarina, a sua adorável mamãe..., mamãe..., mamãe..
É por estas e outras, que me sinto feliz e honrado de fazer parte do MAC, grupo de amigos que lhe presta esta justa homenagem.
O relógio lá da praça já se cansou de marcar, mas o Getúlio Vargas, que nunca encontrou um parceiro para disputar uma porrinha, vai ter agora como vizinho o deputado enaltecendo Brizola, ambos lançados pela sua filha Alzira Vargas, então presidente do PDT, e também o cantor que não vai falar baixinho o seu sentimento por Caratinga, e sim gritar bem alto pra todo mundo ouvir que o seu amor é grande, bem maior do que seu próprio grito!!”



Edra, cartunista, membro do MAC, realizador do Salão de Humor de Caratinga, que prestou uma homenagem ao Agnaldo em 2009

Final feliz
Tudo começou com um telefonema de Humberto Luiz dizendo-me do desejo de homenagear Agnaldo Timóteo com uma estátua. Prontifiquei-me em ajudá-lo, já que esse, também, era um sonho meu. Mãos à obra! Dirigimos cartas a muitas pessoas representativas da cidade, convidando-as a nos ajudar nesse projeto. Algumas acolheram o nosso convite, e reuníamos sempre para discutir metas, custos, propostas.
A princípio, procuramos um escultor de São Paulo, indicado por Agnaldo, para facilitar o contato entre ambos, o que ajudaria o trabalho.
Mas, logo depois, o médico e artista plástico Paulo Motta procurou-nos, em uma de nossas reuniões, interessando-se em confeccionar a estátua. Mostrou-nos seus trabalhos de escultura e teve a aquiescência de todos pela confiança no homem responsável e no notável artista que ele é. E mais: um escultor de Caratinga homenageando com seu talento outro caratinguense de talento. Isso pesou muito, pois nem toda cidade tem um acervo tão grande de nomes fortes na arte.
Paulo arregaçou as mangas e pôs-se a trabalhar. E nós, do grupo, entusiasmados, esperávamos, a cada semana, notícias sobre a escultura. E não foi fácil. Paulo dedicou-se com fervor à obra, mas teve de experimentar muito, desmanchar e refazer por conta de ser a primeira vez que executava um trabalho desse porte e dessa natureza.
Enquanto isso, a Praça Getúlio Vargas foi escolhida para abrigar a imagem em bronze. Ali, segundo Agnaldo, foi o lugar mais inesquecível de sua vida. Onde viveu momentos felizes de sua infância e juventude, em frente ao Cine Brasil que, também, guarda suas lembranças e saudade. Quando lhe comuniquei o local, ele gritou emocionado: “Que consagração, Marilene!” Aí, eu busquei no pensamento aquele menino humilde de voz maravilhosa que lutou tanto para chegar ao sucesso. Busquei a figura doce de dona Catarina, sorrindo lá do céu, ao ver o filho carinhoso – motivo de seu orgulho e preces – recebendo o carinho de sua terra.
E a praça abrigou outro projeto – feito pela arquiteta Marcela Cimini – com a finalidade de receber a escultura. Empresários de fora e de Caratinga não se esquivaram de nos ajudar. Todos se uniram a nós nessa emprestada.
Um ano se passou. A ansiedade do povo e do grupo de comando era grande. Finalmente, semana passada, Paulo Motta anunciou-nos o término da estátua que foi fotografada e enviada a Agnaldo para sua aprovação, sem a qual não seria erguida a estátua.
Nesse ponto, a saga tornou-se um motivo de preocupação, porque nosso Agnaldo, franco e despachado, disse não ter gostado das fotos. Pôs defeito nos olhos, na boca, e fez outras reclamações. Rebati suas afirmações dizendo ser os defeitos, reflexos da luz e dos ângulos. Conversa vai, conversa vem, ele falou categórico: “Vou a Caratinga. Quero ver de perto.”
E veio. Reuni, em minha casa, o grupo todo, mais o Agnaldo. Servi alguma coisa para saborearem, na intenção de amenizar o clima que estava tenso. Agnaldo olhou de novo as fotos e tornou a afirmar que não havia gostado. Fomos, então, para o atelier do Paulo onde resolveríamos a questão. Tudo indicava que teríamos de arranjar outro caminho, já que tínhamos como certa a desaprovação do querido cantor. O que mais preocupava o grupo era dizer ao Paulo que seu trabalho não fora aceito e, quem sabe, ver seu desapontamento. Ele que tudo deu de si com a maior boa vontade, como decepcioná-lo?
O rosto do Humberto – mentor da homenagem – era de enterro. José Moisés alisava os charmosos cabelos brancos com ar de preocupação. Fabiane, do jornal, com os olhos arregalados como se tivesse esperando um fantasma! As mulheres deram um toque de leveza ao comentar amenidades. Mas o clima era de desgosto.
Chegamos ao atelier e adentramos. Agnaldo fixou os olhos na estátua. Ninguém se mexia, mal respirava. Analisou de alto a baixo, tocou os olhos, as mãos. O Paulo parecia um réu esperando a sentença. Finalmente, Agnaldo virou-se para todos e disse: Aprovei! Está ótima! Podem preparar a festa! Foi uma alegria só! Gritamos, batemos palmas e cantamos “a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim...”. O contentamento era o mesmo do homem ao pisar a lua pela primeira vez, ou da torcida brasileira saboreando a vitória da Copa do Mundo. Menos: éramos como crianças ganhando um presente de natal.
Agnaldo marcará a data da festa. Será no próximo mês, para que possamos ter presentes os alunos das escolas onde ele estudou. A saga terá um final feliz. Quando agosto chegar!

Marilene Godinho

NR: Este texto, de Marilene Godinho foi publicado pelo DIÁRIO há algumas semanas. A Editoria decidiu republicá-lo pela importância do fato e pela aproximação da festa programada para amanhã.




Mascote do Movimento Amigos de Caratinga



Agnaldo Timóteo, entre os artistas responsáveis pela confecção de sua estátua


Idealizadores da homenagem, Humberto Luiz e Marilene Godinho, com o artista Paulo Motta e Agnaldo Timóteo, no dia que apresentaram a estátua para o cantor


Agnaldo com representantes do MAC




Em setembro de 2010, Paulo Motta mostrou ao DIÁRIO o primeiro protótipo da estátua


O DIÁRIO acompanhou todo o processo de feitio da estátua. Nesta foto, Paulo Motta mostra a cabeça da estátua, ainda em cera, última parte do monumento a ficar pronta


Há quase um ano o cantor veio a Caratinga para tirar as medidas para a estátua


Integrantes do MAC receberam Agnaldo na casa da escritora Marilene Godinho


Agnaldo Timóteo aprovou com alegria a obra de Paulo Motta


Equipe do MAC ficou satisfeita com a finalização da estátua e aprovação do homenageado



Agnaldo, ao lado da estátua, quando veio a Caratinga para aprovar o monumento


Membros do MAC acompanharam a colocação da estátua na praça, ontem de manhã


Decepção em Caratinga com investigação sobre assalto

No Ultimo domingo 03/06/11 a mulher do ator Ton Silva residente em caratinga teve sua loja arrombada e saquiada na rua Dep. Denio Moreira de Carvalho, após ter feito todos o procedimentos como boletim de ocorrência o policiais se prontarão em achar o culpado da ação, dias depois sem ter noticias dos produtos roubados e dos vandalos ator desta desordem e crime. os policiais relatarão não ter nem pista dos criminosos, más o noticias populares foi atraz e descobriu através da população que e o que mais acontece na cidade assaltantes roubam e nada acontece com eles, os policiais só se preocupam em prender pessoas inabilitadas para dirigir mas o crime nimguém investiga,e descobriu também um dos altores do crime, chegando até um menor cuja e conhecido como Mauricinho.A mulher do ator Ton Silva seguiu novamente os procedimentos ligando então imediatamente para policia local e notificando os das denuncias a policia local se prontou a ir atraz do delinquente, mas mais uma vez a decepção, pois a policia nem deu a minima sabendo então onde encontrar os pertencis saquiado da loja e até mesmo o delinquente e não fez nada. isso tudo chegando aos conhecimentos do ator e o deixando chateado com a cidade. o ator que também é um agente federal do meio ambiente esta em preparação para começar a gravar o novo filme de Sergio Machado "ACORDA BRASIL"diretor de “Cidade Baixa” orçado em Um milhão e meio será gravado em SP no mês de outubro.ACORDA BRASIL "ACORDA CARATINGA"

Ton Silva no Filme dos espiritos extreia em agosto